domingo, 5 de agosto de 2007

"A GÊNESE DA FERROVIA NO MUNDO"

"O transporte sobre trilhos é mais antigo do que se pensa, os gregos e babilônios na Europa medieval transportavam carroças sobre lihas curtas feitas de pedras, e também utilizavam trilhos de madeira para apoiarem as rodas de suas viaturas. No século XVI na Europa, para facilitar a retirada de minério e carvão das minas subterrâneas, uma vez que as suas vias eram de terra cheiras de sulcos e enlameada, foi inventada em modo mais fácil de transporte, que consistiam de dois trilhos de madeira por onde trafegavam vagões munidos de rodas com frisos e tracionadas por cavalos ou omens. Desta forma, descobriam que os vagões trafegavam mais rápidos neste novo sistema.
No inicio do século XVIII, as companhias de exploração de carvão da Ingleterra iniciaram então a construção de pequenas estradas de trilhos para transportar o carvão na superficie e no subsolo, em várrios vagões ligados entre si e impulsionados por cavalos.
Em meados do século XVIII, para que os trilhos de madeira durassem mais, os trabalhadores passaram a revesti-los com tiras de ferro. Nesta mesma época, os ferreiros ingleses iniciaram a fabricação de trilhos totalmente de fero e munidos de bordas para conduzir os vagões que tinham rodas comuns, passando então no final do seculo, a fabricar trilhos inteiramente de ferro e sem bordas, passando assim, as rodas dos vagões a terem bordas.
neste mesmo periodo, inicia-se a invenção da locomotiva. No inicio do s[éculo XIX, o inglês Richard Trevithick construiu a primeira máquina capaz de apreveitar a alta pressão do vapor e a colocou sobre a estrutura com quatro rodas projetada para se deslocar sobre os trilhos, pésando 5.000 kg e podendo desenvolver velocidade de 5,0k/m. Em em 1804, fez uma experiência com este veiculo, puxando um vagão com 9.000 kg de carvão em uma extensão de 15km de trilhos, sendo então o primeiro veiculo bem sucedido a se assemelhar a uma locomotiva.
Porem, é George Stephenson que deve ser considerado o verdadeiro criador da tração a vapor nas estradas de ferro porque obteve os melhores resultados com a construção de locomotivas, dando inicio assim, a era das ferrovias. Em associação com seu filho, Robert Stephenson, fundou, em 1823, a primeira fabrica de locomotivas do mundo, e a primeira locomotiva experimentada foi a "Blucher", tradicionando oito vagões com 30 toneldas, no dia 25 de julho de 1814 entre Lilligwort e Hetton.
Foi também George Stephenson que construiu a primeira ferrovia pública do mundo, ligando Stocketon a Darlington, inaugurada em 27 de setembro de 1825, transportando 600 passageiros e 60 toneladas de carga em sua primeira viagem. Esta ferrovia tinha a extensão de 51km, e foi a primeira a conduzir trens de carga em horarios regulares. A Segunda ferrovia pública construida por Stephenson, em 1830, ligava Liverpool a Manchester e tinha 63 km de extensão, um grande viaduto , o primeiro tunel ferroviario do mundo e foi a primeira ferrovia a conduzir trens de passageiros em horários regulares.
George Stephenson foi que sentiu pela primeira vez a necessidade de as ferrovias de um pais possuirem um bitola padrão, adotando para as ferrovias construidas por ele a bitola de 1,435 metros ou 4 pés e 8 1/2 polegadas, porque as empresas inglesas que construiam os vagões era a mesma que construiam as carroças antes das ferrovias e , por essa razão utulizavam as mesmas ferramentas das carroças, sendo esta medida a distância das rodas das carroças que circulavam pelas estradas antigas da Europa. E as estradas antigas da Europa tinahm estas medidas porque foram abertas pelo antigo Imperio Romano quando de suas conquistas e foram baseadas nas antigas bigas romanas que foram feias para acomodar dois traseiros dos cavalos, dai a medida da bitola standard, utilizada na maioria das ferrovias europérias, norte-americanas e canadense entre outras.
A construção de ferrovia difundiu-se rapidamente da Inglaterra para todo o continente europeu, uma vez que nesta época ocorrida a Revolução Industrial, onde os meio de produção eram concentradas em grandes fábricas e não mais dispersos em pequenas manufaturas com antes, aumentando assim o volume da produção de mercadorias e a necessidade de transportá-las com rapidez ara os mercadores consumidores. Por volta de 1870, as principais ferrovias da Europa ja existiam, e as secundárias e os ramais foram construídas até o principio do século XX. Na França, o primeiro trem circulou entre St, Etienne e Lyon, em 1830. Em 1835, foi inaugurada a o primeira ferrovia canadense, entre La Pralerie e Furth." .texto de autor desconhecido fornecido pelo SINDFERRO da Bahia na cidade de Senhor do Bonfim.

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